Foto: Avião numa tempestade
O que acontece quando um avião é atingido por um raio?
Quando um avião é atingido por um raio, não há razão para entrar em pânico. Os aviões foram concebidos para absorver o melhor possível a queda de um raio. As aeronaves não estão em risco, mas é melhor evitar uma tempestade. Os pilotos tentam sempre contornar uma tempestade. É claro que é sempre melhor evitar que um raio atinja uma aeronave.
Deflexão da corrente
O exterior de um avião é normalmente feito de material condutor, como o alumínio. Quando um raio cai, a corrente eléctrica segue normalmente a superfície exterior da aeronave, porque os materiais condutores dirigem a corrente ao longo do caminho de menor resistência. Isto significa que a eletricidade flui frequentemente ao longo da fuselagem da aeronave sem causar grandes danos.
Distribuição da carga
A conceção das aeronaves inclui frequentemente a capacidade de distribuir uniformemente as cargas eléctricas pela estrutura. Isto ajuda a minimizar o impacto elétrico da queda de um raio e evita que demasiada carga se acumule num só local.
Ligação à terra
As aeronaves têm vias condutoras especiais, como cabos e fios, que transportam a corrente eléctrica de um raio para a terra. Estas vias condutoras ajudam a desviar com segurança a carga eléctrica da eletrónica de bordo sensível e dos sistemas de combustível.
Isolamento de sistemas essenciais
Os sistemas essenciais a bordo de uma aeronave, como o combustível e os sistemas de controlo, incluindo o radar da aeronave, são normalmente protegidos e isolados de possíveis danos causados por raios. Isto minimiza a possibilidade de avarias nestes sistemas cruciais.
Integridade estrutural
Os aviões modernos são construídos para resistir a várias tensões, incluindo os efeitos mecânicos de um raio. O exterior de uma aeronave é frequentemente reforçado para minimizar quaisquer danos e manter a integridade estrutural.
Inspeção após a queda de um raio
Após a queda de um raio, a aeronave deve ser inspeccionada minuciosamente para detetar possíveis danos, tanto no exterior como nos sistemas internos. Isto ajuda a garantir que não existem problemas ocultos que possam afetar a segurança do voo.
As aeronaves modernas são bem concebidas e testadas para lidar com a queda de raios em segurança. Dispõem de sistemas e são constituídos por bons materiais concebidos para garantir a segurança dos passageiros e da tripulação, mesmo em caso de queda de um raio.